(86) 9 9972-3322

NO AR

Jornal A VOZ DO POVO - Apresentação: Manoel Macedo

Com @7cidades

Covid-19

Decretar fim emergência sanitária é \'loteria\' por risco de novas cepas, diz Mandetta

Publicada em 19/04/22 às 08:33h - 236 visualizações

por REDAÇÃO


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Para o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), decretar o fim da emergência sanitária da Covid-19 neste momento é uma "loteria", especialmente com relação ao possível surgimento de novas cepas da doença.

"Não sabemos o que pode acontecer. O que pode furar esse esquema, ter de voltar atrás, é uma nova variante. É uma loteria. Pode estar acontecendo de surgir uma nova cepa nesse segundo em São Paulo, pode ser no Vietnã, na África. Por isso que a OMS [Organização Mundial da Saúde] ainda não decretou o fim da pandemia", afirma ele, que ocupou a pasta durante 16 meses no início do governo de Jair Bolsonaro (PL), até romper com o presidente.

No último domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, em cadeia nacional de rádio e TV, o fim da emergência sanitária, citando a alta cobertura vacinal, queda nos números de casos, internações e mortes, e medidas tomadas pelo governo federal contra a pandemia.

Segundo Mandetta, o fundamental, mesmo neste cenário, é manter alta a vigilância sobre novas variantes do vírus, bem como o controle sobre fronteiras. "Depende muito do que ele [Queiroga] entende como fim da pandemia. Tem uma parte que se chama vigilância, que significa coletar material e verificar se tem cepa nova", diz o ex-ministro, que é pré-candidato ao Senado por Mato Grosso do Sul.

Para ele, o fato de a cobertura vacinal ser alta não justifica que medidas de prevenção sejam deixadas em segundo plano.

"O SUS é muito bom de vacina, a gente passou de 80% de duas doses. Agora, a vigilância, que é saber quem está no país, se está entrando com febre, isso tem de continuar fazendo. Você não pode relaxar", disse.

Ele afirma, no entanto, que tem dificuldade em confiar que o atual governo fará este trabalho de controle e acompanhamento sobre novas variantes. "Acho as medidas sanitárias deste governo sempre confusas, fracas. Espero que tenham juízo desta vez, porque até agora não tiveram muito".

Fonte: Folhapress/Fábio Zanini




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp FM 7 CIDADES

(86)9 9972-3322

Visitas: 755074
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - RÁDIO FM 7 CIDADES 93.9 MHz. - 24 Horas no Ar em todo lugar!
Converse conosco pelo Whatsapp!